Onda de calor e mais dinheiro no bolso impulsionam setor de beleza em 1 ano

há 4 meses 26

Houve um boom na venda de sabonetes em barra. Outros itens de destaque foram os kits de cabelo, com shampoo e condicionador, desodorantes e body splash, que Mariana considera o movimento menos óbvio impulsionado pelo calor.

Vimos um efeito de substituição entre perfumes e body splash, em partes, motivada pelo calor. O body splash acaba sendo uma aquisição mais fresca, uma coisa que não pesa no cheiro do ambiente durante o dia.
Mariana Teixeira, consultora de pesquisa da Euromonitor

Com este movimento de consumo, a indústria passou a lançar mais opções de body splash. Apesar de o calor ter motivado o aumento nas vendas de higiene pessoal, também houve um crescimento de duplo dígito nas categorias fragrâncias e skincare, que entram no grupo de beleza. A categoria de fragrâncias é a principal no Brasil e é o segundo maior mercado do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Mais dinheiro, mais mimos

Apesar na melhora em outras categorias, o carro chefe de vendas no Brasil são os perfumes. A história por trás das vendas de 2023 tem a ver com aumento do poder de consumo dos brasileiros. Com a melhora no nível de emprego e diminuição da inflação, as pessoas voltaram a consumir mais perfumes massivos.

O setor de beleza e cuidados pessoais está ligado às indulgências. Elas são aqueles "mimos" que muitas vezes as pessoas consideram que podem se presentear - seja porque tiveram um dia difícil ou porque conquistaram algo que queriam muito.

Leia o artigo completo