Entre as descobertas havia um relógio de sol de pedra inclinado, também chamado de relógio de sombra inclinado. Este instrumento era usado na antiguidade para medir o tempo e era considerado uma das ferramentas mais avançadas da época para essa finalidade.
Em junho, tumbas foram descobertas
Há pouco mais de dois meses, em 24 de junho, o Egito anunciou a descoberta de 33 tumbas familiares da era tardia e greco-romana perto de Assuã. Essas tumbas contêm restos de múmias que ajudarão a entender melhor as doenças da época, conforme informou o Ministério do Turismo e Antiguidades.
A missão arqueológica que trabalha perto do mausoléu de Aga Khan descobriu 33 tumbas que datam dos períodos tardio (712 a 332 a.C.) e greco-romano (332 a.C. ao século IV d.C.), informou o Ministério em comunicado.
Os arqueólogos encontraram "ferramentas funerárias e restos de múmias que nos permitem saber mais sobre as doenças" que prevaleciam na época, segundo a mesma fonte.
"Algumas múmias apresentam sinais de anemia, desnutrição, doenças pulmonares, tuberculose e osteoporose", disse Patricia Piacentini, chefe da parte italiana da missão e professora de Egiptologia na Universidade de Milão.