Planalto vê chance de fortalecer as instituições regionais. As expectativas preveem que o Acordo de Parceria com a União Europeia deve acelerar um ciclo virtuoso de inserção internacional do Mercosul. A previsão é motivada pelo indicativo de que o acesso preferencial obtido pelo bloco europeu abre espaço para ampliar o interesse de terceiros em negociar entendimentos com os sul-americanos.
Acordo de 2019
Há cinco anos, os blocos chegaram a um "acordo político". O pacto definia os principais elementos das negociações entre o Mercosul e a União Europeia, tais como as quotas que seriam oferecidas aos países sul-americanos.
As negociações não ficaram completamente concluídas. A assinatura do tratado foi postergada devido a pontos que ainda precisavam ser negociados, como compromissos com indicações geográficas e cláusulas de implementação do acordo.
Processo concluído nesta sexta-feira foi retomado em 2023. A "etapa negociadora" ocorreu com a experiência da pandemia, pelo agravamento da crise climática e pelo acirramento de tensões geopolíticas.