Novo Volvo ES90 é revelado: cupê elétrico com jeito de sedã

há 1 mês 5

Os sedãs elétricos ainda não estão mortos — pelo menos é o que a Volvo acredita ao lançar o novíssimo ES90. O modelo tem potencial para se destacar pela autonomia e pelo carregamento rápido.

Baseado na mesma plataforma SPA2 do SUV EX90, o ES90 se diferencia por utilizar um sistema elétrico de 800 volts, em vez dos 400 volts do EX90. Isso permite recargas muito mais rápidas em carregadores DC de alta potência.

2026 Volvo ES90

Foto de: Volvo

Embora o EX90 seja maior e, provavelmente, mais caro que o ES90, o novo sedã sueco de quatro portas é, na verdade, o carro elétrico mais avançado da Volvo até o momento. Conectado a um carregador rápido de 350 kW, ele pode recuperar até 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Segundo o ciclo WLTP, a versão de dois motores pode atingir até 700 km de autonomia com carga completa.

O novo Volvo ES90 consegue atingir sua autonomia teórica máxima graças a um conjunto de baterias de 106 quilowatts-hora (102 kWh utilizáveis) que fornece eletricidade a um par de motores elétricos - um na dianteira e outro na traseira.

Volvo ES90 2026

Foto de: Volvo

A versão Twin Motor produz 442 cavalos de potência e a Twin Motor Performance, mais potente, chega a 670 cv. A Performance é capaz de acelerar de zero a 100 quilômetros em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 180 km para todas as versões.

Há também uma versão com motor único e tração traseira, com potência de 329 cv e uma bateria menor, de 92 kWh (88 kWh utilizáveis), que permite uma autonomia de 643 km, de acordo com a classificação WLTP. Esse carro pode chegar a 100 km/h em 6,7 segundos. 

Volvo ES90 2026

Foto de: Volvo

Sedan não, fastback 

Apesar de estar no nome do modelo, o ES90 não é exatamente um sedã. Utilizando recursos de alguns liftbacks como a generosa abertura da tampa da mala, o novo modelo terá 424 litros no porta-malas. Ele pode ser estendido para 733 litros rebatendo-se os três assentos traseiros individuais, e há um porta-malas dianteiro adicional de 22 litros sob o capô. O peso médio é de 2.624 kgs.. A Volvo disse que o ES90 oferece espaço "muito generoso" para as pernas dos passageiros da segunda fila, graças à distância entre eixos de 3,1 metros. Essa distância é 11,5 centímetros maior que a do SUV EX90, o que é bastante impressionante.

Na parte externa, o sedã elétrico vem com os habituais faróis ''Martelo de Thor'', enquanto a iluminação traseira é dividida entre um par de grupos em forma de C e duas faixas verticais nas laterais do vidro traseiro. Há sete cores exteriores em oferta, bem como quatro opções de rodas que variam de 20 a 22 polegadas de tamanho.

Volvo ES90

Foto de: Volvo

Em seu interior, o novo Volvo ES90 tem assentos para cinco pessoas. Há tela central multimídia sensível ao toque de 14,5 polegadas, tela de 9 polegadas para o motorista e um head-up display na frente do motorista. Alimentado pela plataforma Cockpit da Qualcomm, o multimídia tem Maps, Google Assistant, a loja de aplicativos Google Play e está conectado à Internet por meio de um modem compatível com 5G.

Há um sistema de controle climático de quatro zonas em oferta com um sistema avançado de purificação de ar que é certificado como antialérgico e antiasmático. De acordo com a Volvo, ele pode impedir que até 95% das partículas PM 2,5 entrem na cabine e 99,9% dos alérgenos de grama, árvores e pólen. O teto panorâmico padrão oferece até 99,9% de proteção UV, enquanto a versão eletrocrômica opcional permite que os passageiros ajustem a transparência do vidro com o toque de um botão.

Volvo ES90 2026

Foto de: Volvo

A Volvo afirma que o ES90 tem uma das cabines mais silenciosas de seu portfólio. Para complementar o conforto sonoro superior, há um sistema de som Bowers & Wilkins topo de linha com 25 alto-falantes que oferece áudio espacial Dolby Atmos.

Em termos de segurança, o veículo elétrico sueco vem com um conjunto avançado de sensores, incluindo um lidar, cinco radares, sete câmeras e 12 sensores ultrassônicos. De acordo com a Volvo, o conjunto de sensores permite que o carro "veja" além do alcance humano para evitar colisões e perigos na estrada. Há também o primeiro sistema de compreensão do motorista do setor como padrão, que pode detectar quando o motorista não está mais concentrado na estrada e intervir para ajudar.

 estreia mundial do sedã elétrico

Foto de: Volvo

Além disso, o ES90 tem um sistema de detecção de ocupantes em toda a cabine que garante que ninguém seja deixado para trás, especialmente em dias muito quentes. A Volvo diz que o sistema pode detectar movimentos em escala submilimétrica, como a respiração suave de um bebê, e alertar o motorista de que há alguém no carro.

Para unir todos esses sistemas de segurança, há uma configuração dupla de chips Nvidia Drive AGX Orin, o que torna o ES90 o carro mais potente que a Volvo já criou em termos de capacidade de computação central, de acordo com Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da montadora. O mesmo chip Nvidia Drive AGX Orin será instalado gratuitamente nos Polestar 3 EVs mais antigos.

O Volvo ES90 já está disponível para encomenda em vários países europeus, com preços a partir de 72.000 euros (R$ 437 mil) para a versão básica e até 95.500 euros (R$ 580 mil) para a especificação superior. Outros mercados serão adicionados no final deste ano e em 2026. Já no Brasil, ainda não há previsão de chegada para o novo modelo.

Veja em nosso canal no YouTube

Leia o artigo completo