Quem conhece um pouco de marcas sul-coreanas, como a Hyundai e a Kia, sabem que o grupo (formado ainda pela marca premium Genesis) gosta de transformar bastante o visual dos seus carros a cada nova geração. E muitas dessas vezes para designs polêmicos, como o atual Santa Fe, ou a reestilização mais profunda promovida no hatch pequeno HB20, em 2019.
Isso também está acontecendo com a nova geração do Palisade, o SUV grande que chegou há apenas 5 meses no Brasil e acabou de ganhar um novo modelo para 2025 lá fora. A nova geração do SUV foi mostrada ao mundo na semana passada e desde então tem causado muito burburinho, mas não só pelos detalhes das fotos oficiais divulgadas pela marca. Também pelos flagras do modelo nas ruas, que mostram alguns detalhes interessantes que passaram desapercebidos até então..
Por exemplo, a terceira luz de freio em forma de U é quase tão larga quanto o spoiler do teto, com o limpador traseiro escondido embaixo, no estilo Range Rover. Integrada ao vidro da porta traseira está uma câmera de ré posicionada acima do logotipo da Hyundai, onde normalmente se encontra o limpador traseiro.
No entanto, há uma segunda câmera acima da placa. A Hyundai ainda não divulgou detalhes técnicos sobre a nova geração do Palisade, mas é possível que a câmera superior seja para sistemas de segurança/assistência, enquanto a inferior é a câmera de ré.
As lanternas traseiras verticais com segmentos de LED volumosos formam um formato de "L", também encontrado na frente para as enormes luzes diurnas e piscas. Os faróis baixos e altos são luzes retangulares empilhadas que ladeiam a grade com uma barra iluminada embutida. A última está funcionando apenas pela metade nesse protótipo, a menos que tenha algo a ver com a velocidade da câmera, o que explicaria por que as luzes diurnas estão piscando.
O que o torna interessante é o interior, com um banco dianteiro como em algumas caminhonetes. O assento do meio é dobrado para servir como um console central com porta-copos, portas USB e uma base de carregamento sem fio. Há ainda um interessante porta-objetos que pode virar banco, de modo que três pessoas podem se sentar na frente quando o console central estiver levantado.
Foto de: Hyundai
Hyundai Palisade 2026
Coloque mais três pessoas no meio e outras três atrás e você terá um Palisade de nove lugares, como uma Kombi. Em seu mercado doméstico, os motoristas podem dirigir legalmente na faixa de ônibus. É uma alternativa de SUV às minivans, como a Kia Carnival, embora ambos os veículos possam acomodar até 11 pessoas em alguns mercados.
Além disso, há o tamanho desse gigante. O modelo anterior já faz parte do segmento de SUVs de tamanho grande, com 4,99 mestros de comprimento. Só perde para o novo Ioniq 9 totalmente elétrico, com 5,06 m de comprimento. No entanto, o elétrico só acomoda até sete pessoas.
Há ainda assentos aquecidos e ajustáveis, alto-falantes, dois porta-copos, uma porta de carregamento USB e uma saída de ar no teto. Parece haver um espaço decente para as pernas dos ocupantes traseiros e achamos que os passageiros não se sentirão claustrofóbicos, pois o vidro traseiro é grande.
Como a Hyundai já revelou o design, esperamos que a coreana divulgue as especificações técnicas nas próximas semanas.