Novo BMW M3 elétrico aparece em primeira imagem oficial

há 2 semanas 3

Desde sua criação em 1986, o M3 já teve motores de quatro, seis e até oito cilindros. O sedã esportivo da BMW continuará com a fórmula predominante de seis cilindros em linha na próxima geração, prevista para ser lançada ainda nesta década. Mas há uma novidade: além do modelo a combustão, haverá uma versão totalmente elétrica do M3. Imagens oficiais revelam um primeiro olhar sobre o esportivo elétrico, baseado na nova plataforma Neue Klasse, desenvolvida exclusivamente para carros sem motores a combustão.

O protótipo, com uma camuflagem nas cores da divisão M, representa uma versão topo de linha do sedã elétrico i3. Quando entrar em produção em Munique, na Alemanha, a versão regular do modelo será lançada no mercado em 2026. Já sua variante mais esportiva, supostamente com o codinome "ZA0", não deve chegar antes de 2027. Ainda assim, a BMW faz questão de exibir um veículo de testes que aparentemente já conta com painéis de carroceria prontos para produção.

Foto de: BMW

Você pode pensar no M3 elétrico como uma versão aprimorada do conceito Vision Neue Klasse apresentado no ano passado. Por ser construído sobre uma plataforma dedicada para veículos elétricos, o modelo apresenta balanços curtos, conferindo proporções quase compactas ao sedã de alto desempenho. Em um mundo automotivo dominado pelo aumento de tamanho dos carros, é revigorante ver a BMW reduzindo as dimensões. Pelo menos, essa é a impressão que temos ao analisar essas fotos.

Provavelmente você vai gostar de saber que a grade exagerada do M3 atual foi deixada de lado. Em seu lugar, o sedã elétrico potente adota as grades mais largas vistas no conceito, onde a grade se integra aos faróis. Os faróis deste protótipo são provisórios, mas, considerando que o carro parece já ter a carroceria final, o formato e o tamanho dos faróis e lanternas traseiras não devem mudar.

O que mais? O M3 elétrico conta com maçanetas embutidas, freios robustos, suspensão esportiva rebaixada e um discreto spoiler no porta-malas. A BMW ainda não está disposta a revelar o interior, mas o conceito Vision Neue Klasse nos deu uma boa ideia do que esperar. A montadora de luxo pretende simplificar ainda mais os interiores, eliminando a maioria dos controles físicos convencionais, incluindo o característico botão rotativo do iDrive. Em vez disso, haverá uma tela central enorme e um head-up display que se estende por toda a largura do painel.

Embora a BMW tenha afirmado recentemente que todos os seus esportivos elétricos eventualmente terão quatro motores, é improvável que o carro elétrico inicial da linha M atinja todo esse potencial. A lógica nos diz que equipar um M3 com os 1.341 cv mencionados anteriormente por Frank Weber, chefe de engenharia, seria um exagero. Em vez disso, a versão inicial provavelmente terá bem menos de 1.000 cv, mas ainda assim mais do que os 543 cv do M3 CS.

Se você não está convencido sobre um M3 elétrico, que certamente não será chamado de iM3, o modelo com motor a combustão continuará existindo e chegará à sua sétima geração. O CEO da BMW M, Frank van Meel, já confirmou isso. Relatórios indicam que o modelo é conhecido internamente como "G84" e pode ser lançado em 2028, exclusivamente com transmissão automática e tração nas quatro rodas.

Fonte: BMW

Leia o artigo completo