‘No Other Land’ vence Oscar de Melhor Documentário e equipe pede fim do ‘genocídio do povo palestino’

há 1 mês 3

‘Nós fizemos este filme, palestinos e israelenses, porque juntos, nossas vozes são mais fortes’, declarou Yuval Abraham, jornalista israelense e co-diretor da produção, durante discurso

Frederic J. Brown / AFP

Israeli journalist and filmmaker Yuval Abraham, US producer Rachel Szor, Emirati filmmaker Hamdan Ballal, Palestinian journalist and filmmaker Basel Adra pose in the press room with the Oscar for Best Documentary Feature for "No Other Land" during the 97th Annual Academy Awards at the Dolby Theatre in Hollywood

Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham no tapete vermelho do Oscar 

Na 97ª edição do Oscar, o documentário “No Other Land” recebeu o prêmio de Melhor Documentário. Durante o discurso emocionante, a equipe do filme aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao fim do conflito entre Israel e Palestina e pelo fim do genocídio palestino.

Basel Adra, um dos co-diretores da obra, compartilhou sua preocupação com a segurança de sua filha, desejando que ela não tenha que viver sob o medo que ele enfrenta. “Eu espero que a minha filha não precise viver a mesma vida que eu vivo neste momento, sempre com medo do que pode acontecer”, declarou.

“Nós fizemos este filme, palestinos e israelenses, porque juntos, nossas vozes são mais fortes. Quando olho para Basel, vejo meu irmão, mas somos desiguais. Vivemos em um regime onde eu sou livre sob a lei civil e Basel está sob leis militares que destroem sua vida e ele não pode controlar”, disse Yuval Abraham, jornalista israelense e co-diretor de No Other Land.

O documentário aborda a difícil realidade dos palestinos, focando na expulsão forçada de comunidades da Cisjordânia e na destruição de suas residências. A narrativa busca trazer à tona as consequências do conflito e a luta pela dignidade e direitos humanos. A equipe do documentário enfatizou a importância de dar voz a essas histórias frequentemente ignoradas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“No Other Land” teve sua estreia no Festival de Cinema de Berlim em 2024, onde recebeu atenção significativa. No entanto, a distribuição do filme tem enfrentado desafios. A equipe está determinada a continuar promovendo a obra, acreditando que é essencial discutir esses temas controversos. Dirigido por um coletivo de ativistas palestinos, documentário têm sofrido represália por causa de tema delicado.

– Veja o discurso da equipe de “No Other Land” na cerimônia do Oscar: 

Na noite do último domingo, o documentário israelense-palestino “No other land” foi premiado no Oscar. O filme é uma crítica à ocupação dos territórios palestinos pós-1967.
Ao receber o prêmio, Yuval Abraham pediu o fim da guerra em Gaza e a volta dos reféns israelenses. pic.twitter.com/7dXKXW7Gcj

— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) March 3, 2025

Publicado por Victor Oliveira
*Reportagem produzida com auxílio de IA

Leia o artigo completo