Nikolas Ferreira ultrapassa Lula no Instagram com vídeo sobre Pix

há 2 horas 1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ultrapassou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em número de seguidores no Instagram no fim da tarde desta quarta-feira (15). O crescimento ocorreu com a repercussão de um vídeo, com mais de 216 milhões de visualizações na plataforma, em que ele critica o governo pela norma da Receita Federal que endurecia regra de fiscalização sobre as transações de pessoas físicas via Pix.

Ferreira possuía 12,331 milhões de seguidores no Instagram na segunda-feira (13) e atingiu 13,407 milhões por volta das 18h desta quarta-feira, segundo a consultoria Bites. Já Lula ficou praticamente estagnado, com 13,335 milhões desde o começo da semana.

O governo acusa a oposição de criar uma onda de desinformação e fake news ao dizer que haveria taxação do Pix, e que o objetivo é combater sonegadores e lavagem de dinheiro. Após a onda de críticas, contudo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a revogação da norma da Receita Federal e uma medida provisória (MP) para garantir que as empresas não possam cobrar valores superiores no Pix do que nos pagamentos com cartão.

No vídeo, Ferreira reconhece que a norma da Receita não taxa o Pix, mas diz que isso pode ocorrer no futuro. "O governo Lula vai monitorar seus gastos. E não o Pix não será taxado, mas é sempre é bom lembrar. A comprinha da China não seria taxada, mas foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você ia ser isento do imposto de renda, não vai. O Pix não será taxado, mas não duvido que possa sim. Quem mais será afetado por esta medida serão os trabalhadores, que serão monitorados como se fossem grandes sonegadores", afirmou o deputado.

No X, antigo Twitter, Lula continua bem a frente do parlamentar. O petista soma 9,3 milhões de seguidores na rede social do bilionário Elon Musk, enquanto Ferreira possui 4,5 milhões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo