O CEO da Nike, John Donahoe, se aposentará no próximo mês, em uma mudança abrupta de liderança durante um período de desempenho financeiro sombrio na maior fabricante de roupas esportivas do mundo.
O conselho de administração da Nike anunciou nesta quinta-feira (19) que Elliott Hill, veterano da Nike que anteriormente atuou como presidente do mercado de consumo antes de se aposentar em 2020, retornará da aposentadoria para assumir o cargo principal a partir de 14 de outubro.
As ações da Nike, que caíram 24% no ano até agora, subiram quase 10% após o anúncio da mudança.
Donahoe, anteriormente da consultoria Bain e do eBay, foi apenas o segundo CEO na história de meio século da Nike a ser contratado de fora da empresa, e assumiu o cargo em janeiro de 2020. Ele inicialmente foi elogiado por conduzir a marca durante a pandemia e acelerar a mudança para vendas diretas ao consumidor.
Mas, nos últimos meses, a Nike perdeu participação de mercado para concorrentes, incluindo as novatas On e Hoka, e a empresa reduziu suas previsões em junho, levando a uma dramática venda de ações.
Donahoe, 64, disse em um comunicado que "ficou claro que agora era o momento de fazer uma mudança na liderança, e Elliott é a pessoa certa".
Também em comunicado, Phil Knight, cofundador e acionista controlador da Nike, agradeceu Donahoe por seu serviço à empresa. Para ele, a experiência de Hill na marca é "exatamente o que é necessário neste momento. Temos muito trabalho a fazer, mas estou ansioso para ver a Nike voltar ao seu ritmo."
As ações da Nike caíram 20% em junho depois que de alertas da empresa sobre a desaceleração da demanda por seus produtos principais. A gigante americana admitiu que a estratégia adotada durante a pandemia para impulsionar vendas online, em vez da mistura tradicional de vendas através de lojas físicas e parceiros de atacado, havia sido muito agressiva.
Hill, 60, é natural de Austin, Texas, e começou a carreira de 32 anos dentro da Nike como estagiário, antes de assumir funções em vendas e liderar todas as operações comerciais e de marketing, tanto da Nike quanto das marcas da linha Jordan.