A jovem Amanda Caroline Resende de Oliveira, 29, morreu no último sábado (4), em Cristais Paulista, no interior paulista, após um quadro forte de virose.
Segundo apurou a Folha, ela havia voltado de Guarujá dois dias antes do óbito, mas não há confirmação de que a morte tenha relação com o surto de virose registrado na baixada santista na última semana.
A morte segue sendo investigada pelas autoridades de saúde do município.
A jovem, que reside em Franca, buscou atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cristais Paulista com sintomas de vômito e diarreia. Em nota, a prefeitura da cidade informou que Amanda relatou aos profissionais que começou a ter sintomas de virose ainda no litoral.
No sábado, ela estava em uma chácara em Cristais quando decidiu buscar atendimento. Ela deu entrada à unidade médica por volta das 8h25 e morreu cerca de uma hora depois.
O caso foi registrado na delegacia de Franca como morte natural.
SURTO DE VIROSE
Turistas que passaram a virada de ano em Guarujá, no litoral paulista, relataram sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito, dor abdominal e diarreia, e enfrentaram prontos-socorros lotados e falta de remédios nas farmácias.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá diz que houve aumento de 42% de queixas relacionadas a quadros de virose nos pronto-atendimentos. Em dezembro, foram 2.064 atendimentos contra 1.457, em novembro.
Turistas e moradores de Santos e Praia Grande, na Baixada Santista, e de São Sebastião, no litoral norte, também se queixam dos mesmos sintomas.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) afirmam que estão acompanhando e orientando os municípios da Baixada Santista e do litoral norte sobre as medidas a serem adotadas.