Mostra 'Tesouros Ancestrais do Peru' traz detalhes de antigas civilizações andinas a SP

há 4 meses 10

A exposição "Tesouros Ancestrais do Peru" chega à capital paulista após exibições no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília. A mostra conta a história das antigas civilizações peruanas com peças datadas entre 900 a.C e 1.600 d.C e tem inauguração na próxima quarta (4) no Centro Cultural Banco do Brasil. A programação tem entrada gratuita e fica em cartaz até 18 de novembro.

Há cinco blocos temáticos: Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização. O espaço, que ocupa os cinco andares do CCBB, traz um conjunto raro de objetos descobertos em expedições arqueológicas e reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru. Eles pertencem à Fundação Mujica Gallo e compõem o catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

Conhecido como Tahuantinsuyo, ou "Terra de Quatro Regiões", na língua quechua, o império Inca foi o maior no período da América pré-colombiana. Em seu auge, atingiu cerca de 12 milhões de habitantes, que estavam espalhados por um território que ia do sul da Colômbia até partes do Chile e da Argentina, além de passar por todo o Equador, Peru e Bolívia. Um dos poucos territórios que não foi completamente destruído durante a colonização é Machu Picchu.

Politeístas, os povos andinos dominavam técnicas sofisticadas de administração, mineração, irrigação, agricultura, cerâmica, produção têxtil e arquitetura. Na mostra, alguns hábitos e traços culturais são revelados em utensílios, como depiladores, bolsas, máscaras funerárias e coroas.

O acervo ainda inclui módulos dedicados à cerâmica e à atividade têxtil, apresentando jaquetas, gorros e sapatos. Lá, também é possível encontrar facas ornamentais usadas durante cerimônias de sacrifícios de animais e, em casos excepcionais, de humanos.

Ao longo do percurso de "Tesouros Ancestrais do Peru", há a apresentação de materiais do Projeto Panaca, que divulga, por meio de vídeos de desenhos animados, a história das culturas antigas da região. Os filmes exibidos fazem parte do conteúdo educativo da mostra. A programação também traz oficinas de construção de adereços e máscaras, contações de histórias, leituras de livros e atividade cênico-musical.

A exposição funciona de todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Dá para retirar as entradas gratuitas no site do CCBB ou na bilheteria do local.

Para Curtir SP

Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista

Leia o artigo completo