O banco Bradesco e a Cidade Matarazzo, complexo próximo à avenida Paulista, vão inaugurar um novo espaço cultural em São Paulo, a Casa Bradesco. O espaço, que promete integrar tecnologia e natureza para receber manifestações culturais da cidade, abre para o publico no dia 15 de setembro com uma exposição do artista britânico Anish Kapoor.
A mostra vai ocupar a sala Aqui, que por enquanto será a única disponível para o público e conta com a curadoria de Marcello Dantas. Além dela, outras três compõem o espaço.
A Ali vai traduzir os temas dos outros espaços para as crianças. A Acima comportará um laboratório que oferecerá oficinas, palestras e cursos para capacitar pessoas em diferentes expressões artísticas. Já a Abaixo deve receber uma programação diversificada e imersiva, sendo capacitada para abraçar diferentes tipos de arte ao mesmo tempo.
"Este novo espaço é um presente para São Paulo, que permite reforçar nosso compromisso com o acesso à arte e à cultura para todos, por meio de um intercâmbio artístico nacional e internacional", afirma Nathália Garcia, diretora de marketing, CRM e Vendas Digitais do Bradesco, em uma nota enviada à imprensa.
"Arte e criatividade sempre foram o fio condutor do projeto e cada parceiro que está aqui foi escolhido a dedo para compor o nosso ecossistema", diz Alexandre Allard, fundador da Cidade Matarazzo, também em nota. "Queremos fortalecer e expandir o acesso à cultura em uma das regiões mais vibrantes de São Paulo, incorporando o mesmo princípio regenerativo que inspirou a criação da Cidade Matarazzo."
A Casa Bradesco foi idealizada pelo arquiteto italo-francês Rudy Ricciotti, que assina espaços como o Departamento de Artes Islâmicas no Museu do Louvre, e tem o projeto afinal feito pela SPOL Architects.