Uma mesa de vidro desenhada por Oscar Niemeyer (1907-2012) será apresentada pela primeira vez em São Paulo no dia 27 de agosto. A peça faz parte da exposição "Referências Brasileiras, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, diálogos modernos e contemporâneos", que acontece na Herança Cultural, na Lapa.
Chamada de "Mesa Vera", em homenagem à esposa do arquiteto, o móvel foi desenhado em 2008. Só este ano a família Niemeyer autorizou que ela fosse comercializada.
Quem tirou o modelo do papel foi a Herança Cultural, uma galeria de arte e loja de móveis, em parceria com o instituto iadê de arte e design.
Além da peça nova, documentos originais do arquiteto compõem a exposição. Há croquis de suas criações, como a Pampulha, e silhuetas humanas no estilo de Niemeyer.
Para Curtir SP
Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista
Completam a mostra outros móveis e criações de artistas modernos, como Athos Bulcão (1918-2008), cujos azulejos adornam a Câmara dos Deputados, em Brasília. A obra exposta é marcada por símbolos geométricos pretos em um fundo branco.
Quem for ainda encontra obras mais contemporâneas, como esculturas da artista Waleska Reuter, com suas formas humanas com partes do corpo alongadas e redondas.
A mostra, que faz parte do Circuito Cultural SP-Arte Rotas Brasileiras 2024, fica em cartaz até 15 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 17h, e de sábado, das 10h às 13h. É gratuita.