O deputado estadual bolsonarista Lucas Bove (PL-SP) apresentou à Comissão de Relações Internacionais da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) um pedido para realizar uma "missão diplomática oficial" de dez dias nos Estados Unidos para comparecer à posse de Donald Trump.
O requerimento pede autorização para a viagem ser custeada pela Casa. Bove diz que ainda não recebeu convite oficial do republicano, mas afirma que está na "expectativa" e que é importante "que o maior parlamento da América Latina tenha representantes na posse".
Em seu regimento interno, a Alesp não prevê financiamento de viagens de deputados, "salvo em missão oficial pela Comissão de Relações Internacionais".
O pedido deverá ser analisado nesta terça-feira (17).
"Ainda que tenhamos apenas a expectativa do convite, fizemos a solicitação desde já por conta do recesso [parlamentar] em janeiro", diz Bove à coluna.
"Entendemos que é importante que o maior parlamento da América Latina tenha representantes na posse, principalmente considerando a relação tensa entre o Governo Federal e os EUA, que são a maior potência do mundo", afirma
A cerimônia de posse de Trump está prevista para ocorrer em 20 de janeiro. O pedido do parlamentar a é para viajar entre os dias 15 e 25.
"Como principal parceiro comercial e cultural do Brasil, os Estados Unidos desempenham papel fundamental no fortalecimento de áreas como comércio, investimentos, segurança e inovação tecnológica", diz Bove em sua justificativa.
Formado em administração e comércio exterior, o deputado foi eleito nas eleições de 2022 para o seu primeiro mandato com mais de 130 mil votos.