Marcelo Rubens Paiva, autor do livro "Ainda Estou Aqui", que deu origem ao filme de Walter Salles, já estava desanimado quando ouviu a vizinhança gritando na madrugada desta segunda (6).
Sua TV, que transmitia o Globo de Ouro com pequeno delay, confirmou a razão do rebuliço segundos depois: Fernanda Torres era a vencedora da noite.
"Gritei, chorei, fiquei emocionado. O discurso dela foi lindo", afirma Paiva, que naquele momento estava em casa com seus dois filhos, de 8 e 10 anos
Na primeira parte da noite, Paiva havia ido assistir à premiação na casa da irmã Vera, em São Paulo. As outras três irmãs, Eliana, Ana Lúcia e Beatriz, também personagens do filme, acompanharam de suas casas em Itacaré (Bahia), Paris (França) e Berna (Suíça). Eliana é a que foi presa com a mãe, Eunice Paiva.
"É incrível, né?", diz Paiva, sobre o fato de ter colocado sua mãe no evento hollywoodiano. "Um prêmio sobre mulher, para mulher. E importante porque vivemos essa negação do passado, essa polarização, essa ameaça da democracia no mundo todo... Um dos prêmios mais importantes do cinema brasileiro", finaliza.
com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH