O Governo de São Paulo lançará, na quarta (9), o CultSP Pro — Escolas de Profissionais da Cultura, voltado para a formação de agentes do setor. A iniciativa substituirá o programa Oficinas Culturais, que foi encerrado pela secretária estadual de Cultura, Marilia Marton, neste ano. A decisão gerou críticas e surpreendeu o meio cultural.
O CultSP também terá a sua sede na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro do Bom Retiro, e em outros espaços do estado. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que investirá R$ 153,6 milhões até 2029.
Segundo a Secretaria estadual de Cultura, o novo programa oferecerá cursos, palestras, mostras e laboratórios. A meta é que até a final deste ano sejam implementadas de cerca de 500 atividades formativas e complementares.
À época do anúncio, o governo afirmou que a mudança, caracterizada como uma reformulação, foi fruto de um amplo diálogo com diferentes segmentos da indústria criativa. A gestão estadual disse ainda não se tratar de um encerramento.
TABLADO
As atrizes Danielle Winits e Claudia Ohana receberam convidados na estreia da peça "Toc Toc", dirigida por Alexandre Reinecke, na sexta-feira (4), em São Paulo. O espetáculo, que tem ainda André Gonçalves no elenco, está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira. Os atores Riba Carlovich e Miguel Menezzes compareceram à sessão. As atrizes Carolina Stofella e Maria Helena Chira passaram por lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH