O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) vai homenagear o crítico de cinema, escritor e professor Jean-Claude Bernardet. Em uma retrospectiva inédita, serão exibidos 20 filmes que foram dirigidos, roteirizados ou encenados por ele e que abrangem o período entre os anos 1960 e 2023.
A mostra será realizada em três cidades: em Brasília, de 16 de agosto a 5 de setembro, em São Paulo, de 24 de agosto a 22 de setembro, e no Rio de Janeiro, de 28 de agosto a 22 de setembro.
Primogênito de uma família francesa, Jean-Claude Georges René Bernardet nasceu em 1936 na Bélgica. Chegou a São Paulo na adolescência e se naturalizou brasileiro em 1964.
Foi professor da UnB (Universidade de Brasília) e depois da USP (Universidade de São Paulo) e lançou livros que se tornaram referências na área, como "Brasil em Tempo de Cinema" (1967) e "Cineastas e Imagens do Povo" (1985).
Além disso, escreveu dezenas de roteiros para filmes, entre os quais "O Caso dos Irmãos Naves" (1967) e "Um Céu de Estrelas" (1996), e dirigiu produções como "São Paulo – Sinfonia e Cacofonia" (1994) e "Sobre Anos 60" (1999).
NOITE ESTRELADA
O ex-jogador Raí foi um dos convidados de uma festa promovida pela Fundação Louis Vuitton, em Paris, na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, na semana passada. O cantor Mick Jagger e sua noiva, a bailarina e coreógrafa Melanie Hamrick, estiveram lá. O cineasta Spike Lee também compareceu.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH