Mônica Bergamo: Anvisa aprova vacina do Butantan contra chicungunya para uso no Brasil

há 1 dia 3

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira (14) aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso da vacina contra a chikungunya no Brasil. O imunizante, desenvolvido em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva, poderá ser aplicado na população acima de 18 anos.

Segundo o instituto, a vacina se mostrou segura e imunogênica em dois ensaios clínicos de fase três realizados no Brasil e nos Estados Unidos. A etapa feita em território nacional foi coordenada pelo Butantan, e o imunizante produziu anticorpos neutralizantes em 98,8% dos adolescentes participantes.

A vacina contra a chikungunya já foi aprovada pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

Este é o primeiro imunizante autorizada contra a doença —a solicitação foi enviada ao Butantan em dezembro de 2023.

O instituto tem um segundo pedido sendo analisado pela Anvisa, para a aprovação de uma versão do imunizante que será formulado, liofilizado e rotulado no Brasil. Com custos menores, ele poderá ser incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O vírus que causa a chikungunya é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da zika. Febre, manchas avermelhadas, dores nas articulações e na cabeça são alguns dos sintomas da doença.

De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados no ano passado 267 mil casos prováveis de chikungunya no Brasil e pelo menos 213 mortes confirmadas pela doença.

TEMPO REI

O cantor Gilberto Gil e a mulher, a empresária Flora Gil, receberam convidados no primeiro show da turnê de despedida do músico baiano em São Paulo. O ator João Guilherme compareceu à apresentação, realizada no Allianz Parque, na sexta (11). A cantor Zélia Duncan e o apresentador Pedro Bial estiveram lá.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo