O ator Alain Delon, morto em agosto deste ano, será o homenageado da 15ª edição Festival Varilux de Cinema Francês. A mostra, que ocorrerá entre os dias 7 e 20 de novembro em cinemas de todo o país, exibirá o longa "O Sol por Testemunha" (1960), que revelou o astro do cinema francês aos 25 anos.
Dirigida por René Clément, a obra também serviu de inspiração para a identidade visual da mostra, que terá artes de divulgação criadas a partir da cena em que o anti-herói Tom Ripley está velejando.
"Escolhemos apresentar o filme cult 'O Sol por Testemunha' pela originalidade de seu roteiro —de Paul Guegauff, roteirista do Claude Chabrol— e pela incrível direção de fotografia do Henri Decaë, o mesmo de 'Os Incompreendidos', de Truffaut. Também porque o filme é atemporal, como atestam os recentes remake e série", afirma a curadora e diretora do festival, Emmanuelle Boudier.
CANETA NA MÃO
O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles recebeu convidados como o atual diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado por Lula (PT) para comandar o BC, no lançamento de seu livro de memórias, "Calma sob Pressão". O evento foi realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite de terça-feira (24).
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH