Solidão e saúde social foram as palavras mais ouvidas do SXSW deste ano. Mas quais foram outros debates nortearam o evento? O conceito de 'inteligência viva'? O sucesso do podcasts? A fadiga digital?
Neste episódio especial do programa Mídia e Marketing, Andrea Janér, CEO da Oxygen e José Saad Neto, head de insights da GoAd Media, falam sobre outras tendências da edição deste ano do evento, o principal de inovação e economia criativa do mundo - veja, acima, o episódio completo.
Confira alguns dos outros destaques:
As palestras de Michelle Obama e de Bryan Johnson foram as que mais mexeram comigo. O fato de a Michelle ter ido lá para lançar seu podcast confirma uma das grandes mensagens do festival, que podcast é a mídia da vez.
Andrea Janér, a partir de 3:30
O SXSW continua uma janela sobre presente e futuro. Uma das apresentações que mais me tocou foi a palestra de Douglas Rushkoff, que fez uma autocrítica sobre a evolução da tecnologia. Ele disse que precisamos, nos contextos de hiperconectividade, resgatar nossas conexões humanas mais profundas, resgatar a empatia e o cuidado com o outro.
José Saad, a partir de 5:20
A hiperconectividade deixou as pessoas mais solitárias. A Esther Perel chama este momento de 'intimidade artificial'. Mesmo quando estamos conversando com outras pessoas, dividimos esse momento com as telas, com os celulares. A partir daí, o festival colocou essas palavras como solidão e saúde social como uma pauta transversal.
José Saad, a partir de 8:55
Os relacionamentos passam, primeiro, pelo social. Mas a gente também se confunde com esse personagem que, às vezes, criamos para nós mesmos. Tanto que um dos destaques foi o lançamento do Mozi, uma rede social que se propõe a ser o que o Facebook era nos primórdios, quando tínhamos relacionamentos com pessoas que faziam parte do nosso mundo. As redes não são mais sociais. Elas se tornaram redes profissionais.
Andrea Janér, a partir de 14:01
Acompanhei pouco sobre inteligência artificial. O assunto não estava em evidência. Em compensação, tivemos o quantum como assunto de tecnologia mais evidente. Trouxeram uma nossa camada, de computação quântica, uma aceleração do que estamos vendo hoje em dia.
Andrea Janér, a partir de 26:01
Eu senti um pouco de 'crise dos 40' do festival. O desafio vai ser inovar nos formatos, nos conteúdos. O futuro do evento talvez seja retomar um pouco da essência de contracultura, das pessoas se perderem no evento e se conectarem das suas bolhas.
José Saad Neto, a partir de 43:44
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube. O Mídia e Marketing também está no Canal UOL, que pode ser assistido nas seguintes operadoras:
- Claro TV: canal nº 549
- Sky: canal n° 88
- Vivo TV: canal nº 613
- Oi TV: canal nº 140
- TVRO Embratel: canal nº 546
- Samsung TV: canal n° 2074
- Zapping: canal nº 64