Mercedes-Benz GLC elétrico: primeira Imagem e detalhes

há 1 mês 3

A Mercedes-Benz está unificando suas linhas de motores a combustão e elétricos, eliminando gradualmente a nomenclatura "EQ" separada. Esse processo começou no ano passado com o lançamento do G580 com Tecnologia EQ e continuará ainda este mês com o novo CLA. Enquanto isso, o primeiro teaser do GLC elétrico reforça a estratégia da marca de adotar o sufixo "com Tecnologia EQ" para seus futuros modelos exclusivamente elétricos.

O antigo EQC foi discretamente descontinuado em meados de 2023, após cerca de quatro anos no mercado. O modelo nunca chegou a ser vendido nos Estados Unidos, mas a Mercedes agora confirma que seu sucessor terá presença garantida no país. Totalmente camuflado, o GLC com Tecnologia EQ é anunciado como um desenvolvimento completamente novo, oferecendo versões com tração traseira e integral. As variantes com 4Matic contarão com uma Unidade de Desconexão (DCU), permitindo desacoplar o eixo dianteiro para melhorar a eficiência.

Foto de: Mercedes-Benz

A Mercedes afirma ter desenvolvido internamente o motor traseiro, que será combinado com uma transmissão de duas marchas. Tanto os motores dianteiro quanto traseiro utilizam inversores de carbeto de silício para maior eficiência. O novo GLC elétrico adota uma arquitetura de 800 volts, permitindo recargas de mais de 320 kW, um salto significativo em relação ao antigo EQC, que alcançava no máximo 110 kW com carregamento DC. No entanto, além da potência máxima, a marca alemã destaca que seus números preliminares indicam que a "versão de bateria principal" do modelo manterá consistentemente a capacidade de carregamento acima de 320 kW.

Os detalhes da plataforma ainda são um mistério, mas a Mercedes garante que o novo GLC foi projetado desde o início como um SUV totalmente elétrico. Será necessário aguardar o lançamento oficial para saber se há alguma relação com o modelo a combustão ou se o concorrente do Tesla Model Y será um projeto exclusivo para EVs. Serão oferecidos diferentes tamanhos de bateria, sendo que a mais avançada utilizará células com ânodos que misturam óxido de silício e grafite para aumentar a densidade energética.

Assim como seu antecessor, o modelo contará com uma bomba de calor que recupera energia do sistema de propulsão elétrica, do calor residual da bateria e do ar ambiente. Em comparação com um aquecedor elétrico convencional, o sistema usa apenas um terço da energia elétrica para aquecer a cabine. A bomba de calor também pré-condiciona a bateria, garantindo carregamento rápido em qualquer condição climática, e será item de série no novo GLC elétrico.

O GLC com Tecnologia EQ aparece no teaser sendo testado em Arjeplog, na Suécia, onde a Mercedes avaliou não apenas os motores elétricos e a bateria, mas também um novo sistema de freios. A substituição do EQC traz um sistema que combina o servofreio, cilindro-mestre e controle ESP em um único módulo compacto, possivelmente mais leve. O SUV também contará com regeneração de energia, reaproveitando a energia da frenagem para ampliar a autonomia.

Visualmente, o modelo aparenta ser menos volumoso que os EQE SUV e EQS SUV, sinalizando uma mudança de filosofia no design da Mercedes. Recentemente, a marca revelou que pretende abandonar o estilo arredondado e aerodinâmico da linha EQ em favor de um design mais próximo dos modelos a combustão, estratégia semelhante à adotada pela BMW desde o início.

O novo GLC faz parte do grande plano da Mercedes-Benz, que prevê o lançamento de 17 modelos elétricos e 19 a combustão até 2027. Entre os elétricos, a marca alemã está desenvolvendo sedãs das classes C e E, sendo este último um modelo separado do EQE. Além disso, uma versão totalmente elétrica do icônico Classe G também está nos planos.

Leia o artigo completo