"O partido do governo tem de sustentar o governo em qualquer cenário. O PT, às vezes, é tão complexo que não precisa de oposição. Ele cumpre vários papéis", afirmou o presidente do BNDES
O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou, nesta segunda-feira (11), que confia na decisão que a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomarão em relação ao crescimento sustentável das despesas públicas.
“Eu confio que a equipe econômica e o presidente Lula, que está ouvindo todos os lados, vai tomar uma decisão sábia sobre o crescimento sustentável das despesas públicas, preservando a capacidade de investimento”, disse Mercadante, em entrevista coletiva de imprensa, para comentar os resultados do banco de fomento.
Mercadante afirmou ainda esperar que o PT apoie as medidas. Ele disse que o partido precisa apoiar o governo “em qualquer situação”.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, partidos de esquerda, incluindo o PT, assinaram um manifesto contrário ao provável ajuste fiscal que a equipe de Haddad pretende fazer nas contas públicas. O adiamento do anúncio do pacote e incertezas quanto ao apoio do presidente Lula às medidas têm gerado estresse sobre os ativos financeiros brasileiros na última semana.
“O partido do governo tem de sustentar o governo em qualquer cenário”, afirmou Mercadante. “O PT, às vezes, é tão complexo que não precisa de oposição. Ele cumpre vários papéis.”