Membro da diretoria da Intel renuncia após divergência sobre plano de recuperação

há 4 meses 21

Lip-Bu Tan, um veterano do setor de semicondutores, disse que deixou o conselho devido a uma decisão pessoal de "repriorizar vários compromissos" e que ele continua "apoiando a empresa e seu importante trabalho.

O ex presidente-executivo da empresa de software para chips Cadence Design entrou para a diretoria da Intel há dois anos, como parte de um plano para restaurar o lugar da Intel como a principal fabricante global de chips. O conselho ampliou as responsabilidades de Tan em outubro de 2023, autorizando-o a supervisionar operações de fabricação.

Com o passar do tempo, Tan ficou frustrado com a grande força de trabalho da empresa, sua abordagem à fabricação por contrato e a cultura burocrática e avessa a riscos da Intel, de acordo com as fontes.

Tan sai no momento em que a empresa passa por um dos períodos mais sombrios de sua história de cinco décadas, o que a deixou vulnerável a um possível ataque de acionistas ativistas, disseram ex-executivos. A Intel contratou o banco de investimentos Morgan Stanley para preparar uma defesa, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Ex-executivos da Intel disseram à Reuters que a empresa começou a se preparar para uma possível ameaça de acionistas ativistas meses atrás. A Reuters não pôde confirmar de forma independente se algum acionista está preparando uma abordagem.

Este mês, a Intel suspendeu dividendos que vinha pagando há décadas ao divulgar resultados e planos para reduzir investimento na construção de fábricas. No dia seguinte, o valor de mercado da companhia caiu mais de 30 bilhões de dólares, ou seja, mais de um quarto do valor total.

Leia o artigo completo