Lula lembra Marielle e defende mais investimento para os municípios

há 1 mês 6

O U20 tem como principais eixos de discussão a inclusão social e combate à fome e pobreza; transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas; e a reforma das instituições de governança global.

"Não será possível construir uma Nova Agenda Urbana sem investimento e sem governança multilateral adequada", acrescentou Lula. O presidente ainda mencionou a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

"A luta de Marielle por uma cidade mais inclusiva, uma educação pública transformadora, e pelo acesso a todos a um serviço publico de qualidade é imperativa para criar cidades sustentáveis e que atendam às necessidades de todos."

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que abriu a cerimônia, também destacou a necessidade das cidades de um acesso maior, mais rápido e inclusivo ao capital.

"Pedimos que os governos se comprometam com investimentos e ações de pelo menos 800 bilhões de dólares anuais até 2030 para projetos climáticos de mitigação e adaptação", disse Paes.

O U20 pede a criação de um fundo garantidor para facilitar o financiamento de projetos climáticos urbanos por grandes bancos globais, como BID, BIRD, Brics, CAF, entre outros.

Leia o artigo completo