O presidente Lula (PT) foi recebido, nesta segunda-feira (5), com vaias e aplausos ao chegar no Palácio de La Moneda, em Santiago, no Chile.
A sede do governo chileno fica numa região central da capital, com monumentos históricos e, portanto, turistas. Destes, muitos são brasileiros.
Ao ser anunciado no início da cerimônia oficial de oferenda de flores, típica para um chefe de estado, pessoas nos arredores do palácio vaiaram e aplaudiram Lula, segundo relatos.
Brasília Hoje
Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal
Esta é a primeira vez que Lula volta ao Chile como presidente em 20 anos. Já Boric esteve duas vezes em Brasília, ambas no ano passado: para a posse presidencial em janeiro e, depois, em maio, para a reunião de presidentes da América do Sul.
Lula chegou na noite de domingo ao país, para uma visita de estado. O encontro, que tem como objetivo ampliar parcerias comerciais e firmar acordos bilaterais, ocorre em meio ao aumento de tensão na Venezuela e divergências entre Chile e Brasil, a respeito do tema.
Nas redes sociais, perfis bolsonaristas têm repercurtido o momento e divulgando como se a recepção tivesse sido apenas com vaias.