Lula diz que Musk tem que aceitar as regras do Brasil e acatar decisão de Moraes

há 4 meses 13

O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira (30) que "todo e qualquer cidadão está subordinado à Constituição e às leis brasileira" e que, diante disso, o empresário Elon Musk tem que aceitar as regras e cumpri-las.

A rede social X (antigo Twitter), de Musk, afirmou na noite desta quinta-feira (29) que não cumprirá ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e disse esperar ser bloqueada no Brasil.

"Ou cumpre ou terá que tomar outra atitude", disse o presidente à rádio MaisPB, da Paraíba.

"Ele [Musk] não pode ficar ofendendo", disse, ao citar as instituições do país. "Ele pensa que é o que? Ele tem que respeitar. Ele tem que aceitar as regras e acatar."

O posicionamento do X foi divulgado sete minutos depois do encerramento do prazo estabelecido por Moraes (20h07) para que ela indicasse um representante legal no Brasil. Agora, a expectativa é que o ministro determine a suspensão do X, como indicado na intimação inicial.

Moraes também decidiu bloquear as contas da empresa Starlink, de Musk, no Brasil, como uma forma de cobrar multas aplicadas contra o X por descumprir decisão judicial. A decisão, sob sigilo, alega que as duas empresas fazem parte do mesmo grupo econômico.

Leia o artigo completo