Ao contrário de seu antecessor, Lacalle Pou, que buscava um acordo bilateral, presidente eleito tende a seguir uma abordagem mais alinhada com a do Brasil, o que pode facilitar a cooperação econômica entre os países
Ricardo Stuckert/PR
Orsi, é considerado um sucessor político de José "Pepe" Mujica
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, teve uma conversa telefônica com Yamandú Orsi, o recém-eleito presidente do Uruguai. Durante a ligação, Lula confirmou sua presença na cúpula do Mercosul, marcada para o dia 6 de dezembro. Orsi, que é considerado um sucessor político de José “Pepe” Mujica, conquistou a vitória no segundo turno contra Álvaro Delgado, marcando o retorno da esquerda ao poder uruguaio após um período de cinco anos sob a administração de centro-direita. A eleição de Orsi é vista como um sinal positivo para o governo brasileiro, especialmente no que diz respeito ao alinhamento em torno de acordos comerciais com a China.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Ao contrário de seu antecessor, Luis Lacalle Pou, que buscava um acordo bilateral, Orsi tende a seguir uma abordagem mais alinhada com a do Brasil, o que pode facilitar a cooperação econômica entre os dois países. Além disso, Orsi expressou seu compromisso em promover uma sociedade mais integrada e em respeitar a vontade do eleitorado.
Essa postura é um indicativo de que ele pretende manter um diálogo aberto e construtivo com os vizinhos, especialmente com a Argentina, apesar das diferenças que possam surgir com o presidente Javier Milei. O atual presidente uruguaio, Lacalle Pou, já parabenizou Orsi pela vitória e deu início ao processo de transição de governo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias