O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina até fevereiro o decreto que vai regulamentar o ensino superior a distância no país.
A informação foi dada nesta quarta-feira (15) pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), durante entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“O presidente Lula vai, se não neste mês de janeiro, em fevereiro, assinar um decreto regulamentando o ensino a distância no Brasil. Essa não é uma preocupação só da licenciatura – 40% dos cursos de enfermagem, por exemplo, já estavam sendo à distância. Como se pode formar um enfermeiro a distância?”, disse o ministro.
Camilo lembrou que, em 2023, a pasta já havia determinado que qualquer curso de ensino superior a distância tivesse pelo menos 50% da carga sendo cumprida em formato presencial. “Quando chegamos, ficamos impressionados. Mais de 84%dos cursos de licenciatura eram 100% a distância”, observou.
“Agora, o presidente vai assinar um novo decreto que vai regulamentar o ensino a distância. Para dizer o seguinte: o curso tal tem que ser 100% presencial; determinadas áreas podem ser híbridas. Estamos criando essa categoria”, disse. “Vai ser outro passo importante para a qualidade da educação.”