Livro-reportagem inspirado em viagens a quilombos brasileiros é lançado

há 3 semanas 2

Os jornalistas Tayguara Ribeiro, da Folha, e Marina Lourenço lançam neste sábado (9) a obra "O Grito dos Quilombos: Histórias de Resistência de um Brasil Silenciado".

O livro-reportagem, publicado pela editora Todavia, é inspirado pelas viagens e experiências dos autores em comunidades quilombolas por todo o Brasil.

Um bate-papo com os autores, mediado pela jornalista e pesquisadora Adriana Ferreira Silva, ocorre a partir das 16h no espaço Bananal Arte e Cultura, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Às 17h haverá uma sessão de autógrafos.

No imaginário coletivo de muitos, os quilombos são relacionados a figuras históricas, como Zumbi dos Palmares. Mas nos dias de hoje, esse grupo –formado por mais de 1,3 milhão de pessoas e 7,6 mil comunidades– é guardião de uma cultura de resistência.

Em "O Grito dos Quilombos", Ribeiro e Lourenço dão voz a essas histórias silenciadas. Mesmo tendo sido essenciais para a formação da sociedade brasileira, ainda há descaso pelas reivindicações quilombolas. As comunidades enfrentam desafios como a sua subsistência, a garantia da educação e a presença de grandes corporações, que ameaçam seus territórios.

Os autores viajaram por oito estados do país, em dezenas de cidades, em busca dos que resistem às estratégias de apagamento estrutural dos povos quilombolas. De comunidades descendentes de Zumbi dos Palmares a territórios urbanos, Ribeiro e Lourenço contam histórias e vivências, não só de luta, mas também de alegria.

Eles escreveram as reportagens Quilombos do Brasil e, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024, debateram o tema com mediação de Fernanda Mena, na Casa Folha.

Leia o artigo completo