“Lei Larissa Manoela”: projeto limita acesso dos pais aos bens de filhos menores

há 5 dias 5

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (25), um projeto de lei que visa proteger o interesse de crianças e adolescentes ao limitar o acesso dos pais à administração dos bens dos filhos, quando houver condutas abusivas. A proposta segue agora para o Senado e, caso seja aprovada, será encaminhada para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto de lei tem como base o caso envolvendo a atriz Larissa Manoela, que, em entrevista ao programa Fantástico, revelou que estava sendo obrigada a abrir mão do dinheiro conquistado com seu trabalho na televisão devido a uma disputa familiar.

Segundo a atriz, R$ 18 milhões foram repassados aos pais, e ela relatou que não tinha acesso ao seu próprio dinheiro para despesas cotidianas, como pedir dinheiro aos pais até para comprar “milho na praia”. Ela também mencionou brigas familiares, incluindo pedidos negados de transferências de valores via PIX.

O texto aprovado descreve condutas abusivas de pais ou responsáveis, que incluem a utilização indiscriminada dos recursos de crianças ou adolescentes e a apropriação indevida dos mesmos. O projeto também estabelece que a gestão do patrimônio deve ser realizada de forma responsável, priorizando os interesses e o bem-estar dos menores.

Entre os principais pontos do projeto, está a exigência de que a gestão patrimonial dos filhos siga os princípios da legalidade e da transparência, com a obrigatoriedade de prestação de contas, no mínimo, a cada dois anos ou conforme determinação judicial. A medida visa proteger crianças e adolescentes de possíveis abusos na administração de seus recursos, sejam provenientes de atividades artísticas, esportivas ou intelectuais.

Leia o artigo completo