Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV

há 2 semanas 2

Apesar de ter sido lançada neste primeiro momento apenas com motores tradicionais a gasolina e diesel, a picape Tasman, da Kia, também será oferece com propulsão elétrica. Rumores sobre uma versão EV já vinham circulando há algum tempo e, agora, executivos da própria marca já começam a confirmar a novidade. Foi o caso do o chefe de marketing da marca para a África do Sul, Christo Valentyn.

Em conversa com o site CarBuzz, Valentyn deixou escapar que a Tasman elétrica está sendo desenvolvida e que o lançamento não deve demorar para acontecer. “Provavelmente não deveria dizer isso, mas... um elétrico está chegando”, disse. A data exata do lançamento não foi revelada, mas tudo indica que versão EV chegará ao portfólio por volta de 2026, quase dois anos depois da estreia das configurações tradicionais.

Tasman elétrica está sendo desenvolvida dentro do ambicioso programa de eletrificação da Kia, que prevê o lançamento de nada menos que 15 novos carros elétricos até 2030. Segundo rumores, o modelo terá bateria de alta capacidade com mais de 100 kWh e autonomia estimada em aproximadamente 400 km. A ideia será brigar com as futuras versões elétricas de Toyota Hilux e Ford Ranger, também já em desenvolvimento.

No caso da Ranger, vale destacar que a Ford vem criando junto ao público enormes expectativas. Em ocasião recente, o próprio CEO da marca, Jim Farley, falou sobre o projeto e descreveu a nova caminhonete como "um dos produtos mais empolgantes e incríveis que já viu". O desenvolvimento está sendo tocado a todo vapor e a previsão é lançar o modelo em 2027.

Kia Tasman 2025

Foto de: Kia

Voltando à Tasman, a versão elétrica será produzida na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, ao lado das demais configurações. O foco comercial será o mesmo da variante comercial, ou seja, mercados da Ásia, América Latina, Oriente Médio e Oceania. Para a América do Norte, em particular, a Kia trabalha em outra picape, ainda guarda em segredo, que será elétrica do tipo dedicada e baseada na plataforma e-GMP (a mesma usada pelos novos elétricos da marca).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Leia o artigo completo