Kamala Harris terá livro infantil publicado no Brasil após derrota para Trump

há 1 mês 2

Vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata derrotada nas eleições presidenciais americanas, Kamala Harris terá seu livro infantil publicado no Brasil no ano que vem. "Super-heróis Estão em Todo Lugar" chegará às livrarias pela Intrínseca em janeiro de 2025, mesmo mês em que Donald Trump reassumirá a Casa Branca.

A editora carioca já tinha comprado os direitos da obra de Harris antes mesmo das eleições e decidiu manter a publicação apesar da vitória de Trump no pleito da terça, dia 5, que selou a guinada conservadora nos Estados Unidos. A tradução brasileira será de Karina Ribeiro.

Como o próprio título já indica, "Super-heróis Estão em Todo Lugar" é mais um daqueles livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal para crianças que entopem as livrarias. Bem longe da literatura, o lançamento de Harris tem um objetivo claro —fazer as crianças se sentirem tão especiais e poderosas quanto um super-herói e, de quebra, pintar a si mesma como heroína.

Na obra, que é ilustrada por Mechal Renee Roe, a democrata faz um inventário de pessoas importantes que transformaram a sua vida com superpoderes do dia a dia. "Minha mãe era uma super-heroína porque fazia eu me sentir especial", "Meu pai era um super-herói porque fazia eu me sentir corajosa", "Meus avós na Índia e na Jamaica eram super-heróis porque lutaram pelo que é certo", escreve Harris no livro.

No fim, ela ainda faz uma lista de comportamentos necessários para se tornar um desses super-heróis —valores que acabam servindo também de recado para o próximo presidente, afinal o título foi lançado originalmente nos Estados Unidos em 2019, durante o primeiro governo de Donald Trump. Entre os compromissos, estão "ser gentil" e "proteger aqueles que precisam", por exemplo.

É claro que é importante reforçar esse tipo de coisa para as crianças, mas não é preciso fazer isso de maneira tão pedagógica. Não à toa, em 2019, o Washington Post escreveu que o título da democrata tinha um texto simples e era artisticamente raso. "O livro parece um folheto de campanha velado, misturado a um curso de desenvolvimento pessoal", afirmou a crítica, assinada por Nora Krug.

Mesmo assim, a narrativa se tornou um best-seller nos Estados Unidos. Naquele mesmo ano de 2019, ela liderou a lista de mais vendidos do The New York Times entre os livros infantis. O salto ocorreu logo após Harris, que na época era senadora eleita pela Califórnia, anunciar que tentaria ser a candidata democrata nas eleições presidenciais de 2020. No fim, o escolhido foi Joe Biden, que optou por Harris para o posto de vice-presidente. Ambos foram eleitos, derrotando Donald Trump, que tentava a reeleição.

O sucesso do livro incomodou os republicanos, tornando-o alvo de uma fake news publicada pelo New York Post, ampliada depois pela Fox News —os veículos são ligados a Rupert Murdoch e conhecidos por apoiarem os conservadores e Donald Trump. O tabloide relatou que a obra de Harris estaria supostamente sendo distribuída para crianças imigrantes na Califórnia, o que gerou uma reação do Partido Republicano, que acusou o governo Biden de usar dinheiro público para comprar as edições da vice-presidente.

Após ficar provado que somente um exemplar de "Super-heróis Estão em Todo Lugar" foi entregue a imigrantes como parte de um projeto de doação de livros para esse público, sem que nenhuma compra governamental tivesse sido feita, o New York Post corrigiu a informação. Mas a fake news já tinha se espalhado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo