A recente imposição de tarifas pelos Estados Unidos a seus parceiros comerciais, anunciada pela administração Trump, pode levar a economia americana e, possivelmente, à economia global a uma recessão em 2025, caso essas tarifas permaneçam em vigor, de acordo com o principal economista do JPMorgan.
“A probabilidade de uma recessão na economia global este ano foi elevada para 60%, um aumento em relação aos 40% anteriores”, afirmou Bruce Kasman, economista-chefe do JPMorgan, em uma nota enviada a clientes.
Ele descreveu as tarifas como o maior aumento de impostos sobre as famílias e empresas dos EUA desde 1968.
Kasman destacou que “o efeito desse aumento de impostos provavelmente será amplificado – por meio de retaliações, uma queda na confiança empresarial nos EUA e interrupções nas cadeias de suprimento”, conforme mencionado em sua nota intitulada “Haverá Sangue”.
Várias instituições de Wall Street alertaram na quinta-feira sobre a possibilidade de uma recessão nos EUA, com algumas considerando isso como seu cenário base, após o anúncio de grandes tarifas sobre produtos importados de diversos países.
Outros economistas, incluindo os do JPMorgan, reconheceram que o impacto pode ser significativo, embora estejam adotando uma abordagem cautelosa antes de revisar suas projeções.
Continua depois da publicidade
O anúncio abalou os mercados financeiros globais, resultando no pior dia do S&P 500 desde 2020.
Em declaração feita a bordo do Air Force One na tarde de quinta-feira, Trump afirmou estar aberto a reduzir as tarifas se os parceiros comerciais puderem oferecer algo “fenomenal”.
“Não estamos fazendo mudanças imediatas em nossas previsões e queremos observar o processo inicial de implementação e negociação que se desenvolverá”, disse Kasman.
Continua depois da publicidade
“No entanto, consideramos a implementação total das políticas anunciadas como um choque macroeconômico substancial que não está atualmente incorporado em nossas previsões”, acrescentou.
“Portanto, enfatizamos que essas políticas, se mantidas, provavelmente empurrarão a economia dos EUA e, possivelmente, a economia global para uma recessão este ano.”
© 2025 Bloomberg L.P.