Não parece, mas já faz dez anos que a Jeep, já sob as mãos do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), começou a expandir sua produção no mercado brasileiro. Até então conhecida somente por modelos importados e focados no mercado premium, como o Grand Cherokee, a marca começou a investir nos segmentos mais agitados do mercado, o de SUVs compactos e médios, e apostar forte no volume.
Desde sua inauguração, em abril daquele ano até os dias atuais, a planta responsável por Renegade, Compass e Commander já produziu e vendeu mais de 1,1 milhão de SUVs Jeep. O modelo compacto foi um dos responsáveis pela queda do Ford Ecosport, até então queridinho do mercado, e se mantém com boas vendas até hoje. De seu lançamento até o fim de 2024, o Renegade emplacou 527.296 unidades, tendo sido líder do segmento nos anos de 2019 e 2021.

Jeep Renegade 1.3T AWD Trailhawk
O Compass, que chegou a ser vendido em sua primeira geração no país, caiu nas graças do público em sua segunda geração, lançada em 2017, por trazer produção nacional, ampla gama de versões e motores flex e diesel, incomuns na categoria. É líder de seu segmento há mais de 8 anos consecutivos, já tendo emplacado desde o lançamento da segunda geração até dezembro de 2024 mais de 466.391 unidades.
O Brasil, vale lembrar, foi o primeiro país a vender e produzir a geração atual no mundo - só depois foram abertas linhas de montagem na China, Índia, Itália e México. Além do mercado interno, a produção brasileira abastece 16 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Jeep Compass Blackhawk 2.0T
O Commander, por sua vez, foi lançado em 2021 e trouxe de volta um dos nomes mais famosos da marca em um projeto 100% nacional, ocupando hoje o topo dos modelos produzidos pela marca no País. Se diferencia por oferecer até 7 lugares e motorização 2.2 Turbodiesel, compartilhado com a Ram Rampage. É comercializado principalmente no Brasil, mas também exportado para mercados vizinhos como Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. Desde 2011, o SUV grande já alcançou 62.660 emplacamentos.
Vale recordar que a história da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.

Foto de: Motor1.com
Jeep Commander Blackhawk 2.0T
E para celebrar esse aniversário, a Jeep lançou na última segunda-feira (14/4) uma campanha reforçando a sua comunicação com os brasileiros, ressaltando a natureza do nosso país e a capacidade dos modelos da Jeep no fora de estrada.
Seguindo o conceito “Vida, só existe uma. Jeep, só existe um”, o filme convida o público a explorar cenários do nosso país e momentos memoráveis que só aventuras pelo Brasil podem proporcionar e aproveitando o ensejo para promover os SUVs da marca.

Foto de: Jeep
Jeep comemora 10 anos de produção no país com comercial
Do nascer do sol no Cerrado às estradas de areia que levam ao mar, das cachoeiras cristalinas às trilhas de lama que desafiam a coragem, cada cena evidencia que tudo o que a Mãe Natureza criou tem um propósito: ser vivido intensamente com os modelos clássicos da marca – Renegade, Compass, Commander, além dos históricos Wrangler e Gladiator.