JAL cancela voos após sofrer ataque de hackers; operação já foi retomada

há 18 horas 1

A companhia aérea JAL (Japan Airlines) sofreu um ataque cibernético nesta segunda-feira (26), que causou atrasos e cancelamentos de voos, além de interromper a venda de passagens. A empresa anunciou que os sistemas já foram restabelecidos e as operações retomadas.

"Identificamos a causa e o tamanho da falha. O sistema foi restabelecido", afirmou a empresa em um comunicado. A JAL acrescentou que o ciberataque não comprometeu as informações de seus clientes e que a segurança também não foi afetada.

A imprensa japonesa relatou que o ataque foi uma ação conhecida como DDoS (sigla em inglês para negação de serviço), que consiste em sobrecarregar um site ou servidor para que ele deixe de funcionar.

A companhia aérea informou que retomou as vendas de passagens domésticas e internacionais com decolagem após a suspensão por algumas horas.

Embora o ciberataque não tenha provocado grandes interrupções, a companhia aérea informou que 24 voos domésticos sofreram atrasos.

Também foram registrados problemas com o sistema de registro de bagagens em vários aeroportos, segundo a imprensa.

A JAL, segunda maior companhia aérea japonesa depois da ANA (All Nippon Airways), é a mais recente empresa do Japão a sofrer um ciberataque.

O popular site Niconico, de compartilhamento de vídeos, suspendeu suas operações em junho devido a um ciberataque em larga escala, revelou seu operador.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Anteriormente, em 2022, um ataque cibernético causou interrupções em um fornecedor da Toyota, que obrigou a gigante automobilística a suspender as operações de suas fábricas no Japão durante um dia.

Esta é a segunda grande companhia aérea que enfrenta problemas na semana. Na terça-feira (24), a American Airlines teve de suspender os voos e suas operações nos EUA por uma hora em virtude de uma falha técnica.

Leia o artigo completo