O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,39 por cento em novembro, após alta de 0,56 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
No acumulado de 12 meses até novembro, o IPCA teve alta de 4,87 por cento, contra alta 4,76 por cento do mês anterior.
Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,37 por cento em novembro, acumulando em 12 meses alta de 4,85 por cento.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o índice veio abaixo da projeção da XP, que esperava alta de 0,40% em novembro. A diferença foi puxada principalmente pelo avanço menor do que o esperado no preço da carne.
A mudança na bandeira de energia elétrica e a Black Friday levaram à deflação de 6 dos 9 grupos do IPCA. “A abertura mostrou aceleração nos preços livres, de 0,50% para 0,84%, devido à piora em alimentos e em serviços, enquanto industriais seguiu tranquilo”, avalia Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.
Os preços administrados deflacionaram 0,87%. puxados por energia elétrica. A média dos núcleos aliviou de 0,44% para 0,39%, com a taxa em 12 meses subindo para 4,20%, mínima em 10 meses.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco