Investimentos sazonais: entenda a estratégia de lucrar mais conforme o mês

há 2 meses 3

Não há segurança nessa prática. Ao UOL, Alvaro Bandeira, Coordenador de Economia da Apimec Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil), disse que não acredita nas estratégias dos "rallys", mas que é sim possível observar um padrão de repetição ao longo do ano, mesmo que não seja a estratégia mais segura.

Estatisticamente é sempre possível detectar alguns desses momentos, como, por exemplo, férias de verão no hemisfério norte, que sempre reduzem um pouco o ímpeto dos gestores de recursos, períodos de divulgação de balanços, períodos de divulgação de dividendos, mudanças de política econômica ou de política monetária afetando os investimentos. Então você vai sempre conseguir alguma forma de lançar isso como sendo uma sazonalidade dos mercados", disse o especialista.

Alvaro Bandeira, Coordenador de Economia da Apimec Brasil

O ideal é investir sempre. Gilvan Bueno, especialista em finanças, diz que apostar nos investimentos sazonais é arriscado: "Não é tão óbvio. O rally acontece em dezembro historicamente, mas tem vezes que ele não acontece, porque tem as férias escolares. Então, dezembro normalmente é um mercado que, dependendo da região, pode ter poucos compradores, porque está todo mundo de férias", explicou.

Outro fator que também pode alterar os padrões sazonais são os conflitos políticos, que sendo dentro ou fora do Brasil, podem refletir no desempenho dos papéis. Por isso, a melhor estratégia para Gilvan é investir o ano inteiro, de forma recorrente.

As mudanças de política monetária também podem interferir nos investimentos, segundo Álvaro Bandeira. Em determinados momentos de alta nas taxas de juros pode ser bom aplicar na renda fixa e em pré-fixados, já em momentos de baixa ou oscilações, o pós-fixados tende a ser mais interessante.

Leia o artigo completo