Com a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, estão viralizando posts com desinformação sobre seu estado de saúde.
Assunto que vai e vem nas redes sociais, a existência de um sósia que atuaria no lugar do petista (que estaria morto, segundo essa teoria da conspiração), voltou com força —uma das publicações foi visualizada mais de 89 mil vezes no X até 13 de dezembro.
Também na rede de Elon Musk, usuários compartilharam uma imagem que mostra um pedido de emissão de certidão de óbito em nome de Lula, em um sistema que seria do Sírio-Libanês. Outro post usa uma simulação do site G1 com o título: "Urgente: Morre aos 79 anos Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República".
Entre as publicações mentirosas sobre a saúde do presidente, há ainda imagens geradas por inteligência artificial e post dizendo que sua mulher, Marisa Letícia, morta em 2017, teria se reencontrado com ele em novembro de 2022, logo após as eleições presidenciais, ou agora, em dezembro de 2024.
Em boletim divulgado nesta sexta-feira (13), o Sírio-Libanês afirmou que Lula continua internado sob cuidados semi-intensivos. "Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores", diz a nota.
A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo federal, que classificou os conteúdos como falsos e infundados. De acordo com a pasta, a previsão de alta do presidente é para o início da próxima semana.
Além de abordar a saúde de Lula, desinformadores também mentem a o dizer que a primeira-dama, Janja, poderia assumir a Presidência caso ele seja afastado.
VERDADEIRO OU FALSO
Recebeu um conteúdo que acredita ser enganoso? Mande para o WhatsApp 11 99581-6340 ou envie para o email [email protected] para que ele seja verificado pela Folha.