Instagram proíbe adolescentes de fazerem live a não ser que pais autorizem

há 1 semana 5

Desde fevereiro, a rede passou a restringir automaticamente a conta desses usuários. Na prática, eles têm filtros mais restritos e verão menos conteúdos sensíveis, como postagens que abordam violência, procedimentos estéticos ou temas que possam contribuir para transtornos alimentares.

Outros recursos da conta de adolescente:

  • "Modo noturno": que silencia notificações entre 22h e 7h. Os pais também poderão supervisionar as contas dos filhos, definindo limites de uso diário e aprovando ou negando alterações nas configurações de privacidade.
  • Interação restrita: apenas seguidores conseguem marcá-los em posts ou stories, além disso, o Instagram não exibe comentários ou solicitações de DM com palavras que podem suscitar ações de bullying.
  • Limite de uso: aviso para deixar a plataforma após 60 minutos de uso.
  • Conversas limitadas: é possível apenas conversar com seguidores.

Por que restrições às contas de adolescentes? A Meta é alvo de escrutínio em várias partes do mundo pela influência que exerce sobre os jovens. Nos EUA, a empresa chegou a ser processada por diversos estados por 'viciar' os jovens. Logo, as medidas anunciadas tentam dar mais controle aos responsáveis.

Políticas para adolescentes vão chegar ao Facebook e ao Messenger

Meta vai estender para Facebook e Messenger as mesmas políticas implementadas pelo Instagram. A diferença é que não há previsão para início no Brasil. Num primeiro momento, o recurso vai ser disponibilizado nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.

Leia o artigo completo