O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando, desde o dia 1º de agosto, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença) para atualizarem seus cadastros ou se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico). A medida faz parte da revisão e apuração de irregularidade nos pagamentos por incapacidade, explica a pasta no site oficial do Ministério da Previdência Social.
O que são os benefícios
O BCP é concedido pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. O BPC garante um salário mínimo por mês ao idoso com mais de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social, desde que atenda critérios de renda familiar, onde o valor por pessoa deve ser abaixo de um quarto do salário mínimo.
Já o auxílio-doença, ou Benefício por Incapacidade Temporária, é oferecido a pessoas que estão incapacidadas a trabalhar no momento. É para pessoas que comprovem por meio de perícia médica estarem incapazes para o trabalho ou atividade habitual de forma temporária, por mais de 15 dias seguidos.