O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afirma que vem recebendo inúmeros emails e mensagens em redes sociais com solicitação de atendimento, cumprimento de exigência e outra demandas. O instituto alerta que não atende por esses canais e que erros como esses podem frustrar os segurados, já que os serviços não serão protocolados.
"O maior problema de enviar para o lugar errado é achar que cumpriu exigência ou deu entrada em um requerimento e não ter o benefício concedido", afirma o INSS.
O segurado tem dois canais oficiais do INSS para fazer solicitações, consultar extratos, acompanhar processos e enviar documentos para cumprir exigência. Pela internet, é preciso acessar o Meu INSS, aplicativo ou site. Quem sentir dificuldades ou preferir, pode ligar para a Central 135.
COMO CUMPRIR AS EXIGÊNCIAS DO INSS
O segurado do INSS que solicitou um benefício previdenciário deve ficar atento ao status do seu pedido, conferir se a documentação foi recebida e se preparar parar ter documentos comprobatórios à mão caso seja chamado para cumprir alguma exigência.
O prazo para entregar as informações solicitadas é de 30 dias, contados a partir da data da ciência pelo interessado, e pode ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada. Perder o prazo significa ter o pedido extinto, mas é preciso estar atento ao canal correto da entrega da documentação.
- O INSS manda uma carta para o endereço do segurado ou indica suas exigências por email ou online, no processo da aposentadoria
- A correspondência diz qual exigência deve ser cumprida e quais documentos devem ser entregues
- Depois de providenciar a documentação pedida, o segurado precisa agendar uma data para ser atendido no posto ou enviar a documentação pelo Meu INSS.
Por telefone
- Ligue para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, e peça pelo serviço "Cumprimento de exigência".
- É importante informar o número do protocolo de requerimento que consta no comprovante de solicitação do benefício/serviço para realizar o agendamento
- O serviço pode ser agendado para qualquer agência do INSS.
Na internet
- É necessário acessar o site gov.br/meuinss ou baixar o aplicativo Meu INSS
- Selecione a opção "agendamentos/solicitações" e localize o processo
- Clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção "cumprir exigência"
- Será necessário digitalizar os documentos, devendo a digitalização ser colorida e contemplando todo o documento sem que nenhuma parte esteja fora do enquadramento
- É preciso ficar atento ao tamanho total do arquivo que não pode ultrapassar 5 MB por documento
- Além disso, os documentos devem ser enviados em formato PDF.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
CONCURSO PÚBLICO PARA O INSS EM 2025
Outro alerta do INSS é sobre sites divulgando falsas notícias sobre concurso público para o órgão previdenciário em 2025.
"A realização de concurso para analista depende de avaliação e autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A solicitação de vagas, no entanto, ainda não foi enviada ao ministério. Portanto não se pode afirmar que haverá concurso ainda em 2025 e o salário oferecido", afirma o INSS, em nota.
Segundo o instituto, nos próximos dias, serão chamados 353 aprovados no certame de 2022. Desse total, 300 são do quadro excedente e outros 53 visam ocupar vagas de servidores empossados no ano passado que passaram em outro concurso e foram desligados do INSS.
A previsão para o curso de formação é de início no final de fevereiro. O local e a relação de pessoas que serão chamadas está em fase de finalização.
"Ao contrário do informado em sites e redes, o dia 5 de maio não é a posse de servidores. A data se refere ao fim da validade do concurso de 2022", explica o INSS.