Com esse resultado, o índice acumula aumento de 3,91% no ano e de 5,10% nos últimos 12 meses; efeitos da seca e alta da energia elétrica continuam a pressionar indicador
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) avançou 1,34% em outubro, acelerando em relação à alta de 0,18% registrada no mês anterior, informou nesta quinta-feira (17) a Fundação Getúlio Vargas. Com esse resultado, o índice acumula aumento de 3,91% no ano e de 5,10% nos últimos 12 meses.
Em outubro de 2023, o IGP-10 havia registrado a variação mensal de 0,52%, porém acumulava uma queda de 4,88% no período de 12 meses.
Segundo Matheus Dias, economista do FGV/Ibre, houve aceleração dos preços ao produtor no mês, impulsionada pelos produtos agropecuários, que continuam a sofrer os efeitos da seca. Nos preços ao consumidor, o acionamento da bandeira vermelha no patamar 2, vigente desde o início de outubro, provocou um aumento nas tarifas de energia elétrica, fator crucial para a elevação do IPC.
Já na construção civil, a alta registrada refletiu principalmente o aumento nos preços de materiais, equipamentos e serviços.