O conceito de carro elétrico mais acessível e compacto da Volkswagen, que será apresentado em 5 de março de 2025, receberá o nome Volkswagen ID.Every1. Esse modelo tem a função de antecipar o design do futuro carro urbano elétrico da marca, um sucessor espiritual do Up!, que servirá como porta de entrada para a linha eletrificada da VW. Seu preço inicial está estimado em 20.000 euros (cerca de R$ 121,6 mil).
O modelo faz parte da estratégia da Volkswagen de focar em veículos elétricos mais acessíveis, desenvolvidos sobre plataformas dedicadas. Enquanto a versão de produção, o Volkswagen ID.1, não é revelada, a marca segue divulgando teasers com esboços da carroceria.
Irmão mais novo
"Um Volkswagen elétrico acessível, de alta qualidade e lucrativo da Europa para a Europa. É a Liga dos Campeões da engenharia automotiva". Thomas Schafer, CEO da VW, não mediu palavras ao descrever o Volkswagen ID.1. Um entusiasmo que provavelmente também é resultado do fim das negociações com os sindicatos, que levaram à decisão de não fechar fábricas na Europa. Mesmo que, como a própria Volkswagen admite, ela esteja negociando com fabricantes chineses o uso de duas de suas fábricas.
A base do Volkswagen ID.1 será a plataforma de entrada MEB, uma versão modificada da utilizada pelos ID.3, ID.4 e outros carros elétricos do grupo, com tração dianteira e não mais traseira, de modo a oferecer mais espaço no porta-malas. Mecânica que estreará em 2026 com a versão de produção do ID.2, o pequeno carro elétrico (as dimensões devem ser as do Polo, com cerca de 4 metros de comprimento) que será lançado em 2026 e derivado do conceito ID.2all.

Foto a: Volkswagen
Volkswagen ID.1, o primeiro teaser

Foto a: Volkswagen
Conceito Volkswagen ID.1, esboços
Crossover urbano?
Analisando os vários esboços publicados nas últimas semanas, notamos alguns pontos de contato com o ID.Life, um conceito apresentado em 2021 para mostrar o estilo do futuro ID.2 e depois arquivado devido ao seu design criticado por muitos. A semelhança está nos grupos de luzes arredondados, muito longe do desenvolvimento vertical do restante da linha Volkswagem. Também é perceptível o logotipo iluminado no centro, mas sem uma faixa de luz que o une às luzes. A ausência provavelmente é menos uma escolha estética e mais econômica.

Volkswagen ID.Life

Foto a: Volkswagen
Conceito Volkswagen ID.1, esboços
As formas parecem ser elegantes e musculosas, mas, como se trata de esboços, cada elemento é exagerado e, portanto, não é possível avaliar o design geral. Visando principalmente à cidade, podemos imaginar formas regulares para ajudar a melhor percepção das dimensões gerais, com superfícies verticais. As dimensões serão compactas, provavelmente um pouco mais do que os 3,6 metros de comprimento do Volkswagen Up!.

Volkswagen Up!
Além da plataforma, é difícil prever qualquer coisa em termos de motores e baterias. Certamente não veremos planilhas de dados com números surpreendentes, considerando o uso pretendido. O único fato certo que temos é, como mencionado, o preço: cerca de 20.000 euros. O ID.1 pode não ser o único carro elétrico pequeno e acessível do Grupo Volkswagen. A Cupra, a Seat e a Skoda também poderiam produzir sua própria versão.