O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), receberá nesta segunda-feira (21) uma homenagem do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e participará de evento para lembrar os 40 anos da morte do ex-presidente Tancredo Neves.
Os eventos são os primeiros de Motta após o recesso informal de uma semana instituído por ele para a Casa. Durante a semana da Páscoa, a Câmara realizou apenas sessões virtuais e as reuniões das comissões foram canceladas. A ausência foi interpretada por aliados como uma tentativa de diminuir a pressão para que seja pautado o projeto de anistia aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Motta retornará a agenda de eventos públicos para receber homenagem promovida por Zema. O governador concederá a ele o "grande colar", entregue pelo governo de Minas Gerais para chefes de Estado e de outros Poderes. A honraria foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek e teve como últimos premiados os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).
O evento será em Ouro Preto (MG) e terá mais de 150 homenageados, com diferentes níveis de prestígio. Entre os que receberão a "grande medalha" estão deputados federais, o presidente do tribunal de justiça local, militares, empresários e o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.
Após esse ato, Motta participará em São João del-Rei (MG) das homenagens ao ex-presidente Tancredo Neves, primeiro presidente civil eleito após 21 anos da ditadura militar (1964-1985) e que faleceu em 21 de abril de 1985. O presidente da Câmara irá ao evento a convite do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).