A GWM (Great Wall Motor) reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no Palácio do Planalto. Representada pelo presidente internacional Parker Shi, Ricardo Bastos (Diretor de Assuntos Institucionais) e Way Chien (Diretor de Finanças da GWM Brasil), a montadora destacou o papel estratégico do Brasil em seus planos de expansão na América Latina.
Vale lembrar que a fábrica de Iracemápolis (SP) será o centro das operações locais, com o início da produção previsto para maio de 2025. O primeiro modelo a sair da linha será o Haval H6 híbrido pleno (HEV). Além disso, a empresa anunciou a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D), também para 2025, que impulsionará a inovação em tecnologias como motores híbridos plug-in flex, ainda raros no mercado brasileiro.
Foto de: GWM
Diego Fernandes, Chefe de Operações da GWM no Brasil, destacou que o centro de P&D permitirá desenvolver veículos que atendam às necessidades do consumidor local. A montadora já oferece modelos híbridos convencionais (HEV) e plug-in (PHEV), atualmente movidos apenas a gasolina, mas trabalha para adaptar a tecnologia flex a seus futuros lançamentos, uma tendência que deve se estender para outras marcas.
A GWM, que já foi homologada no programa Mover, política nacional que incentiva a produção de veículos híbridos, inclusive plug-in, planeja exportar seus modelos para mercados latino-americanos dentro de três anos. Além disso, a empresa pretende recrutar 700 novos colaboradores até o primeiro semestre de 2025 e contribuir para o crescimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.
GWM Haval H6 GT 2024
Segundo Parker Shi, "o Brasil é um mercado estratégico para a GWM, e nosso portfólio de veículos inovadores ajudará a fortalecer a indústria automotiva e promover o desenvolvimento econômico sustentável".
O presidente Lula reforçou a importância de investimentos em inovação e sustentabilidade no setor automotivo para o desenvolvimento do país. O encontro entre a GWM e as autoridades brasileiras é parte de um esforço maior para consolidar a parceria entre a montadora e o governo.
Junto com a BYD, a GWM é uma das montadoras chinesas que estão inaugurando uma nova fase na indústria automotiva, com planos para a produção em massa de modelos eletrificados plug-in. O próximo ano promete trazer grandes transformações para o cenário da indústria local. A acompanhar.