Projeto visa adicionar uma nova funcionalidade ao Programa Celular Seguro, inspirado em um modelo já em uso no Piauí
Divulgação/SSP-SP
Em 2023, o Brasil registrou quase 940 mil celulares roubados ou furtados, o que evidencia a necessidade de um sistema mais eficiente
O governo federal, sob a liderança de Lula, está implementando um novo plano nacional voltado para a recuperação de celulares que foram roubados ou furtados. Este projeto, que não inclui a participação de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, visa adicionar uma nova funcionalidade ao Programa Celular Seguro, inspirado em um modelo já em uso no Piauí. Em agosto, foi formado um grupo de trabalho que reúne 11 estados que utilizam o Sistema PPE (Procedimento Policial Eletrônico). O Ministério da Justiça esclareceu que a seleção dos estados para a fase inicial do projeto foi baseada em critérios técnicos. Caso a iniciativa se mostre eficaz, há planos para sua expansão em todo o território nacional.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Atualmente, o programa permite que as vítimas bloqueiem seus dispositivos móveis. Com a nova proposta, os usuários poderão optar por bloquear apenas aplicativos e o chip, enquanto a localização do celular permanecerá ativa. O modelo do Piauí utiliza o número IMEI do aparelho para identificar novos usuários e notificar sobre a irregularidade, podendo acionar a polícia para a recuperação em caso de não devolução. Em 2023, o Brasil registrou quase 940 mil celulares roubados ou furtados, o que evidencia a necessidade de um sistema mais eficiente.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira