Governo investe em campanhas e ações para recuperar o turismo gaúcho

há 1 mês 3

Cooperação entre países. Para tanto, a Secretaria de Turismo do RS participou nas últimas semanas de feiras do setor no Brasil, Uruguai e Argentina. Neste último, mais precisamente em Buenos Aires, o secretário da pasta, Ronaldo Santini, assinou um acordo de cooperação turística com a província de Missiones, localizada na fronteira entre os países. O convênio firmado visa a potencialização do fluxo turístico na fronteira, fortalecendo o turismo bilateral e gerando desenvolvimento na região.

Somos todos gaúchos, uma única nação, temos um rio que nos une, não que nos separa. Trata-se de um grande esforço que o governador, Eduardo Leite, vem fazendo para divulgar o nosso estado dentro e fora do Brasil.
Ronaldo Santini, secretário de Turismo do RS

Regiões interligadas

Capacitação de mão-de-obra. O grande desafio no momento, segundo o professor da Escola de Negócios da PUCRS Gustavo Inácio de Moraes, é a contratação de profissionais e voltar a treiná-los, pois muitos ficaram parados por meses depois das enchentes.

Novas atrações. "Precisamos também pensar em outros produtos, pois algumas marcas estão repetitivas, deixaram de ser novidade", diz Moraes. Na opinião do professor, o setor deveria pensar em alternativas além do inverno, com a serra e a região das Missões. "Precisamos de produtos substitutos que possam chamar a atenção em outras estações do ano."

Atividades para todas as estações do ano. Presidente da Abav-RS (Associação Brasileira de Agências de Viagens), João Augusto Machado confirma a existência de opções nas quatro estações do ano, com trilhas, cachoeiras e cânions. Até mesmo a maior tirolesa do mundo. "Temos um potencial gigante. Depois do agronegócio, podemos desenvolver outra força econômica importante", diz.

Leia o artigo completo