Google pede a governo dos EUA que evite dividir empresa, diz agência

há 4 semanas 7

O Google se reuniu com o governo dos EUA na semana passada e pediu que ele recuasse na tentativa de desmembrar a empresa, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

O DOJ (Departamento de Justiça) dos EUA tem atualmente em andamento dois processos antimonopólio contra o Google —um sobre tecnologia de pesquisa e outro sobre tecnologia de publicidade.

"Nós nos reunimos rotineiramente com reguladores, incluindo o DOJ, para discutir este caso. Como dissemos publicamente, estamos preocupados que as propostas atuais prejudiquem a economia norte-americana e a segurança nacional", disse um porta-voz do Google.

O DOJ não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O departamento apresentou possíveis soluções no caso de busca, sendo que uma delas é que o Google faça o desemembramento de seus negócios, como o navegador Chrome, e encerrar acordos que o tornam o mecanismo de busca padrão em dispositivos como o iPhone, da Apple.

O julgamento sobre quais dos recursos são apropriados está programado para ocorrer em abril, com uma decisão final esperada para agosto.

Espera-se que o presidente Donald Trump recue em algumas das políticas antitruste adotadas durante o governo do ex-presidente Joe Biden, incluindo potencialmente uma tentativa de dividir o Google devido ao seu domínio nas buscas online, disseram especialistas do setor.

Leia o artigo completo