Globo assina contrato e confirma volta do Campeonato Carioca após cinco anos

há 6 dias 3

Aracaju

A Globo assinou contrato nesta sexta-feira (20) e confirmou a volta do Campeonato Carioca à emissora em 2025. O torneio estava fora do cardápio de direitos de transmissão desde 2020.

A empresa vai transmitir jogos em todas as mídias, já que foi assinado um vínculo multiplataforma. Jogos serão feitos para TV aberta, TV por assinatura via SporTV e Premiere, e Globoplay, no digital.

Em nota à coluna, a Globo confirma a assinatura do vínculo. O acordo fechado com a Brax, que sublicenciou os direitos de transmissão, e a FERJ, organizadora da competição, vai contar com pelo menos 11 jogos exibidos em TV aberta para 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal e Juiz de Fora, desde a primeira fase até a final.

Os jogos acontecerão entre janeiro e março, sempre aos sábados, às 16h30, na TV Globo. Nesse pacote, estão previstos dois clássicos: Fluminense x Flamengo, na nona rodada, e Flamengo x Vasco, na décima.

Já o SporTV faz a cobertura de dois jogos por rodada da primeira fase, e exibem ao menos os mesmos clássicos que a TV Globo. O SporTV tem garantidos ainda os duelos de ida e volta das semifinais e a possibilidade de exibir os dois confrontos da decisão.

Para fechar o pacote do Carioca 2025 com chave de ouro, o Premiere mostra a grande maioria das partidas dos quatro representantes do estado na Série A do Brasileirão de 2025 – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco – até a fase final da competição.

Por enquanto, o acordo não contempla os jogos em casa do Vasco, que já tem bons entendimentos para entrar no vínculo, mas ainda não concluiu negociações.

No Campeonato Carioca todos os 12 participantes se enfrentam na disputa da primeira fase. Ao final de 11 rodadas, os quatro primeiro colocados avançam para a fase final da competição.

Os times que terminarem entre o 5º e o 8º lugares brigam pelo título da Taça Rio, que será disputada no mesmo formato da fase final, com semifinais e final em jogos de ida e volta. O campeão da Taça Rio garante vaga na Copa do Brasil. O último colocado da fase inicial será rebaixado.

Leia o artigo completo