Gênio e bilionário: quem é o jovem que quer virar o jogo da IA contra China

há 1 mês 5

Fez apenas um ano de faculdade para depois cofundar sua empresa. Wang estudou matemática e ciência da computação no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e se juntou à Lucy Guo, também filha de imigrantes chineses, para criar a Scale AI, em 2016. À época, ele tinha 19 anos.

Tornou-se bilionário em 2021 e apareceu na lista de profissionais de destaque da Forbes com menos de 30 anos. Estima-se que ele tem 15% da Scale AI, cujo valor de mercado está na casa dos US$ 14 bilhões.

18.jul.2023 - Alexandr Wang, CEO da Scale AI, durante audiência em comitê no capitólio, em Washington
18.jul.2023 - Alexandr Wang, CEO da Scale AI, durante audiência em comitê no capitólio, em Washington Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Enviou recado para Trump via anúncio de jornal. ?América deve ganhar a guerra de inteligência artificial?, diz publicidade paga pela Scale AI. Ele fez uma carta com recomendações ao governo para superar a China. As principais envolvem investimento em capacidade computacional e dados; atualmente, diz, o governo gasta prioritariamente com o desenvolvimento de algoritmos.

1/ New Administration, same goal: Win on AI

Our ad in the Washington Post, January 21, 2025

After spending the weekend in DC, I'm certain this Administration has the AI muscle to keep us ahead of China.

Five recommendations for the new administration pic.twitter.com/m0v3WgA4FR

-- Alexandr Wang (@alexandr_wang) January 21, 2025

Para ele, o DeepSeek (bot de inteligência artificial chinês) mostra que a China pode alcançar os EUA em inteligência artificial. Wang comentou que o modelo, desenvolvido em código aberto, é equivalente aos feitos por empresas dos EUA.

Leia o artigo completo